Como montar um plano de texto no vestibular

Um dos principais problemas enfrentados pelos candidatos na prova de redação é a falta de organização e de planejamento. Tenho lido muito sobre este tema porque a redação vem mudando ao longo dos últimos anos e é necessário estudar isso assim como se faz listas de exercícios de matérias como Biologia, Física e outras. Um dos sites que uso para ler bastante sobre redação é o Quero Passar. Se você quer aprender a fazer uma redação do começo ao fim, visite-o.
Bem, vamos ao nosso assunto então.

Aprenda a fazer uma redação dissertativa

Antes de colocar sua opinião no papel, leia a questão atentamente, entenda qual é o tema tratado, organize as várias ideias e faça um questionamento do assunto. Veja as etapas para preparar uma boa dissertação:

LEIA COM ATENÇÃO

Na prova de redação, você vai deparar com a exposição de uma coletânea que pode incluir textos verbais e textos não verbais (ilustrações, fotos e gráficos). Tal coletânea se estabelece em torno do tema e muitas vezes conduz, entre seus textos, abordagens divergentes e até mesmo contraditórias. O primeiro desafio é fazer uma leitura cuidadosa e dar atenção a todas as informações antes de tomar qualquer decisão sobre sua redação.

ANALISE

Determine quais são os principais elementos, ou subdivisões, que compõem o tema apresentado. Para não se perder nas ideias, você pode sublinhar trechos ou anotar no rascunho. Por exemplo, se a proposta tratar da relação dos adolescentes com as drogas, anote em poucas palavras os pontos principais expostos, que podem ser: o crescimento do consumo de drogas nas escolas; as campanhas de conscientização; o papel dos pais etc. Esse material o ajudará a sustentar sua opinião mais tarde.

QUESTIONE

O Antes de procurar respostas, é preciso fazer perguntas. Indagar é a melhor maneira de começara abordar um assunto, pois isso vai expor com clareza os problemas que estão ligados a ele. Afinal, sua dissertação precisará propor questões para depois poder apresentar respostas. Assim, elabore um breve questionamento com base nos próprios dados apresentados na prova. Isso vai ajudá-lo, depois, a apresentar seus argumentos de forma ordenada.

USE SEU CONHECIMENTO

Anote as ideias que lhe vêm à cabeça sobre o tema. Filmes que você viu, livros, conceitos, fatos que aprendeu em aulas de geografia, história, filosofia. Relacione pensamentos, autores e obras artísticas reconhecidas. Deixar esse repertório pronto será útil quando você precisar de exemplos para ilustrar a opinião que defenderá na redação. Para uma preparação ainda melhor, organize essas ideias de modo progressivo, ou seja, dos argumentos mais simples para os mais complexos.

ESCOLHA SEU CAMINHO

O Decida qual ponto de vista você pretende defender. Será uma possível solução para o problema apresentado? Ou uma crítica ao modo como as pessoas encaram a situação descrita? Identifique nos textos da coletânea e em seu repertório os argumentos favoráveis e contrários. Então faça um esquema do caminho analítico que planeja percorrer:

- Como introduzir a questão?
- Quais aspectos abordar para tornar a questão bem clara para o leitor? Em que ordem?
-  Quais argumentos serão necessários para conduzir o leitor até a conclusão pretendida?
-  Procure criar um título claro, abordando o tema e seu ponto de vista sobre ele.

FICAR ANTENADO E FUNDAMENTAL

A prova do Enem vem confirmando a preferência por temas atuais que têm destaque na mídia. Portanto, é essencial acompanhar jornais, noticiários da TV, revistas e portais de informação na internet. Os temas dos anos anteriores estavam nas manchetes. Aconteceu isso antes do Enem de 2011, por exemplo:

2008 - A preservação da floresta Amazônica
2009 - O indivíduo diante da ética nacional
2010 - O trabalho na construção da dignidade humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário