Tutorial sobre coesão textual - parte 1

Neste artigo, trataremos da coesão textual, assunto de fundamental importância para o entendimento de texto. Serão estudados os marcadores de coesão, elementos que promovem a ligação entre as partes do texto: como diz Leonor Lopes Fávero, em Coesão e coerência textuais, a coesão refere-se "às relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto". A título de exemplo, leia o texto a seguir:

"Atualmente. não há nenhuma prova de que o regime iraquiano esteja implicado nos atentados suicidas*", declarou o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney.

"Ainda não temos uma impressão digital do Iraque que o implique no caso".

Folha de S.Paulo, 19/set./2001.

No enunciado acima, há três importantes marcadores de coesão: o relativo "que", o qual retoma "impressão digital", o pronome pessoal "o", que recupera "Iraque", e o substantivo "caso", que se liga a "atentados suicidas". O entendimento desses três marcadores de coesão só é possível se estabelecermos uma relação com o que vem antes, isto é, "atentados suicidas", "impressão digital" e "Iraque".

Os marcadores de coesão Coesão por anáfora

Trata-se de pronomes, advérbios, numerais que exercem a função de recuperar um termo (palavra, frase, parágrafo). São chamados anafóricos.

Exemplo 1:

Líder do Nacional afirma temer seu ex-técnico Marco Aurélio, que deve deixar o time de Campinas após o jogo de hoje.
Folha de S.Paulo, 22/set./2001.

O relativo "que" é um anafórico, pois recupera o antecedente "Marco Aurélio".

Exemplo 2:

  Ontem, o secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Nelson Guimarães Proença, esteve na cidade para tentar convencer a comunidade a aceitar a instalação da unidade. Depois disso, a obra deve começar.
Folha de S.Paulo, 22/set./2001.

O anafórico "isso" retoma o período anterior, ou seja, o fato de o secretário tentar convencer a população a aceitar a instalação da unidade.

Os demonstrativos "isso", "esse", "essa" funcionam apenas como anafóricos.

Exemplo 3:

  Estados Unidos t Síria vivem momentos de tensão. Os dois podem entrar em guerra.

O anafórico "dois" recupera Estados Unidos" e "Síria".

Exemplo 4:


No texto anterior, o anafórico "ele" substitui o termo "outro"; já o relativo "que", também anafórico, retoma "celular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário